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12 novembro, 2017

A ferrovia portuguesa está em obras. Como estão a correr?

Com um volume de investimento que chega aos 2 mil milhões de euros, o Plano Ferrovia 2020 é o maior pacote de investimento de sempre para o caminho-de-ferro português. Com intervenção em cerca de 1200 km de via, este plano coloca na Infraestruturas de Portugal (IP) muitos prazos e responsabilidades. No terreno há cerca de dois anos, a Associação Comboios XXI questionou a IP sobre o andamento das principais obras do Ferrovia 2020.

Linha do Minho: urbanos do Porto até Barcelos e ligações Lisboa-Corunha
As obras entre Nine e Viana do Castelo estão a decorrer a bom ritmo e os trabalhos já chegaram a Barcelos, com alteamento de plataformas. A IP prevê que este troço esteja pronto a operar em Julho de 2018. A linha restante, até Valença, “está em fase de contratação” e estará electrificada “no final de 2019”, diz a IP. Com as obras até à fronteira de Tui, será possível haver, mais tarde, por exemplo, ligações directas Lisboa-Corunha.

Covilhã-Guarda: 10 anos sem comboio
As obras vão arrancar “no início de 2018” e a linha “vai entrar em exploração em 2019”. A IP diz que é “uma das mais emblemáticas intervenções” do Ferrovia 2020, “pela sua complexidade e relevo”. Encerrado em 2009, o troço de 46 km terá também uma ligação (concordância) entre as linhas da Beira Alta e da Beira Baixa.

O princípio do fim da decadência da Linha do Oeste?
Unindo Agualva-Cacém à Figueira da Foz, esta linha é  um exemplo paradigmático de abandono e de falta de investimento. Comboios velhos, desconfortáveis, atrasados, suprimidos — os problemas são diários. Mas a IP garante que “a modernização entre Meleças e Caldas da Rainha ficará concluída em 2020”.

Linha do Algarve: obra dividida em duas empreitadas

A electrificação da linha algarvia está dividida em duas obras distintas. De um lado, o troço Lagos-Tunes e, do outro, o troço Faro-Vila Real de Santo António. É uma linha tecnicamente fácil de electrificar. “Os trabalhos ficarão concluídos até final de 2021”, afirma a IP. Em estudo está também uma ligação da estação de Faro ao aeroporto.