
Tal como já vinha sendo falado, foi hoje (25 de Julho de 2008) formalizada a constituíção da "Associação Comboios do Século XXI", que resultou do movimento conhecido por "Comissão de Utentes da Linha Braga-Porto". A figura de Comissão deixa de existir, pois ascendeu ao Estatuto de Associação.
O objecto principal da Associação é promover a melhoria do serviço de transporte ferroviário a nível local, regional e nacional, dando particular atenção à linha Braga-Porto e a outras linhas que sirvam ou venham a servir a região.
Podem ser sócios os cidadãos, e particularmente os utentes, que se interessam pelo progresso do transporte público. A Associação tem sede em Braga, é constituída por tempo indeterminado, sem fins lucrativos, e é alheia às opções políticas e confessionais dos seus associados.
A Associação culmina um movimento de cidadãos iniciado em Janeiro de 2008 que teve a maior expressão na recolha e entrega de uma petição com mais de 7 000 assinaturas dirigida à Assembleia da República e outras identidades. A sua apresentação pública será feita na próxima semana em data e local a indicar.
O Presidente da Direcção
José Pedro Santos