Local: Estação Ferroviária de Braga
Presenças: membros da antiga Comissão de Utentes da Linha Braga-Porto (CULBP)
I parte - Divulgação do registo da Associação
Foram lidos os Estatutos, tal como foram aprovados na Conservatória do Registo Comercial de Braga, a 25 de Julho de 2008, quando Ana Luisa Palminha, António Cândido Oliveira e José Pedro Santos, em representação dos restantes elementos da CULBP, estiveram presentes para constituir a "Associação Comboios do Século XXI". (ACSXXI)Foram disponibilizados os dados mais relevantes contidos nos Estatutos:
- nº de Pessoa Colectiva: 508642868
- nº de identificação na Segurança Social: 25086428680
- sede (provisória): Rua Conselheiro Lobato nº 320, 3º, 4705-089 Braga
- nº de cargos dos órgãos sociais: Direcção (7), Assembleia geral (3), Conselho Fiscal (3)
Foi decidido por unanimidade, que esta nova Associação tomará o lugar da Comissão, que naturalmente deixará de existir.
II parte - Discussão e deliberação da ordem de trabalhos
Após discussão dos pontos da ordem de trabalhos entre todos os presentes, foi deliberado o seguinte:- Todos os membros da CULBP são sócios-fundadores da ACSXXI.
- Formar-se-á uma lista candidata aos Órgãos Sociais, que irá a votação na 1ª Assembleia Geral da Associaçãoa realizar após o Verão
- Os candidatos dessa lista para os seguintes cargos são: dessa, José Pedro Santos (presidente da Direcção), Ana Luísa Palminha (vice-presidente), Fátima Pinheiro, Sérgio Gonçalves e Zulmira Silva (vogais); Bruno Almeida (Presidente da mesa da Assembleia Geral); Paula Silva(presidente do Conselho Fiscal) e Maria José Alves (vice-presidente do mesmo)
- Os cargos que ainda restam preencher nesta lista ficaram definidos até ao final de Agosto.
- Criar um Conselho Consultivo, constituído por pessoas notáveis da região que tenham afinidade com os transportes ferroviários, e o seu presidente será o Prof. António Cândido de Oliveira.
- A ACSXXI assumirá as despesas contraídas pela CULBP, desde o início da actividade em Janeiro de 2008, até à data da constituição da associação.
- No corrente ano não há lugar ao pagamento da jóia de inscrição, como incentivo à angariação de associados.
- A Quota para o corrente ano tem o valor mínimo de 5€.
- A Quota anual é relativa a cada ano civil, independentemente da data da adesão de cada associado.
- A Direcção, disponibilizará durante o mês de Agosto, a ficha de associado, com a qual se poderão começar a angariar novos associados.
- A contabilidade da associação será sempre pública, e as contas estarão disponibilizadas no seu sítio da Internet.
- Em Setembro contratar-se-á um colaborador externo à associação para realizar as tarefas de secretaria, com vínculo renovável a cada mês conforme o saldo contabilístico da associação. O objectivo é o de não sobrecarregar os membros dos Órgãos Sociais, que obviamente não são remunerados.
- Em Setembro haverá lugar a uma apresentação pública da ACSXXI, onde será revelado o seu plano de actividades, entre quais se dará continuidade ao Ciclo de Colóquios sobre o transporte ferroviário iniciado pela CULBP.