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14 janeiro, 2009

"CP vai gastar 370 milhões em novos comboios"

in Diário Económico 2009/01/09
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Obras públicas e finanças autorizaram a compra de 74 unidades para linhas suburbanas e regionais. Concurso será lançado este mês.


A CP recebeu finalmente autorização do Governo para proceder a uma renovação dos seus comboios, obtendo luz verde para comprar 74 novas locomotivas e carruagens de passageiros para circular nas redes metropolitanas de Lisboa e do Porto e no serviço regional, num investimento de 370 milhões de euros. O Diário Económico apurou que o despacho conjunto dos Ministérios das Obras Públicas e das Finanças foi assinado já esta semana.

"Na Linha de Cascais, serão investidos 180 milhões de euros, para a aquisição de 36 unidades, enquanto na linha do Sado, o investimento é de 25 milhões de euros para cinco unidades. O serviço urbano do Porto receberá oito unidades, cujo investimento é de 40 milhões de euros. Para o serviço regional irão 25 unidades, no valor de 125 milhões de euros", adiantou ao Diário Económico Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes. "Este investimento em novo material circulante é de uma importância fundamental para a renovação de toda frota da linha de Cascais e também de alguns serviços regionais. Vai permitir renovar frotas envelhecidas e proporcionar uma oferta requalificada", sublinhou Francisco Cardoso dos Reis, presidente da CP, em declarações ao DE.

Com efeito, cerca de metade deste plano de investimento será canalizado para a renovação da frota da linha de Cascais, em que alguns comboios já contam com meio século de existência. "São comboios decentes em qualquer parte do mundo, têm ar condicionado, música, informações na hora. Já sofreram mais recauchutagens e ‘liftings'. O grande problema é a manutenção, que além de ser muito cara, se depara com a falta de peças", explica o presidente da CP.
Cardoso dos Reis adianta ainda que as unidades a adquirir para os serviços suburbanos - de Cascais, Sado e Porto - serão múltiplas, que podem circular em qualquer linha, desde que seja electrificada, independentemente da tensão eléctrica da catenária, ou seja, "material do tipo universal". "Terão uma forte capacidade de transporte de passageiros, com piso ao nível do solo do cais, grandes portas e preparados para elevadas frequências."

Já para os serviços regionais, o presidente da CP, revela que as unidades - automotoras - a adquirir serão a ‘diesel', mas com possibilidade de posterior adaptação a alimentação eléctrica. Estas unidades serão essencialmente dirigidas para os serviços regionais das linhas do Algarve, Douro e Oeste. Mas Cardoso dos Reis destaca que poderá ser equacionada a hipótese de estas novas unidades virem a ser utilizadas no serviço de longo curso, por exemplo, no Inter Cidades, no Alentejo, mediante algumas adaptações no interior das carruagens. "Se o serviço regional for um sucesso, como esperamos, temos de ter mais comboios para conseguir transportar mais gente", resume Cardoso dos Reis.

O concurso público deverá ser lançado pela CP até ao final do ano, em dois lotes, para os comboios suburbanos e regionais, podendo os interessados concorrer a um ou aos dois lotes em simultâneo. A decisão deverá ser conhecida ainda antes do final do ano e a entrega do material deverá ocorrer em 2011.

Outras compras
- A CP está a receber neste momento locomotivas da Siemens para o serviço de mercadorias, num pacote de investimento avaliado em cerca de 100 milhões de euros. A entrada em funcionamento destas unidades deverá ocorrer em Fevereiro.
- A aposta da CP no projecto de alta velocidade vai exigir um forte investimento na aquisição de material circulante.
- Até lá, Cardoso dos Reis admite proceder a aquisições intermédias, nomeadamente para o serviço regional, não só para "substituir comboios por obsolescência", mas também fazer compras "por necessidade do crescimento da procura".