ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL DA QUADRUPLICAÇÃO ERMESINDE-CONTUMIL

A intervenção da REFER compreende a construção de duas novas vias entre aquelas estações, que, aumentando a capacidade do troço - hoje em dia praticamente esgotada -, para além de permitirem uma mais vasta e diversificada oferta de transporte nas linhas do Minho, de Guimarães e do Douro, contribuirão para uma melhoria da pontualidade dos comboios.
A intervenção inclui também a remodelação dos apeadeiros de Rio Tinto e de Águas Santas - Palmilheira, de que fazem parte a construção de novas plataformas de passageiros dotadas de novos abrigos e de comunicações desniveladas, e a criação de áreas de estacionamento, de dimensão adequada à respectiva importância. Em Rio Tinto serão criadas condições para o estabelecimento duma ligação pedonal à estação da Lourinha, da futura linha do metro para Gondomar.
No âmbito da intervenção será ainda contemplada a supressão de todas as passagens de nível existentes actualmente neste troço."