SEARCH

01 julho, 2009

Novos comboios para a CP atraem quatro candidatos

in transportesenegocios.com

Alstom, Bombardier, CAF e Siemens são os quatro construtores admitidos ao concurso para o fornecimento de novos comboios suburbanos e regionais para a CP.

O concurso, lançado em Maio passado, prevê a compra de 74 unidades de material circulante, num montante estimado de 370,5 milhões de euros. As entregas deverão acontecer até 2013.

O serviço Regional da CP receberá 25 automotoras, no valor de 125 milhões de euros. Para a Linha de Cascais serão adquiridas 36 UME (Unidades Múltiplas Eléctricas) bi-tensão, com um custo de 180 milhões de euros. A CP Porto terá a sua frota reforçada com oito UME, no valor de 40 milhões de euros. E cinco UME avaliadas em 25 milhões de euros serão destinados à Linha do Sado.

Além disso, prevê-se a existência do direito de opção para mais oito UME para o serviço suburbano do Porto, 15 UME para os suburbanos de Lisboa e cinco unidades múltiplas diesel para o serviço de longo curso. O que poderá elevar o negócio até à casa dos 500 milhões de euros.

Os processos de candidatura serão agora objecto de análise, devendo o júri convidar os candidatos a formalizar as suas propostas a partir do final do mês de Julho.

Todos os candidatos têm já um historial de fornecimento de material circulante à CP, sozinhos ou em consórcio.