SEARCH

15 outubro, 2009

Município de Braga nos "Comboios do século XXI"


Fonte: Gabinete de Comunicação CM Braga
www.municipiobraga.blogspot.com

O eleito Presidente da Câmara Municipal de Braga comprometeu-se esta terça-feira (13 de Outubro) a apoiar as acções de sensibilização sobre a utilização do comboio como meio de transporte ecológico que venham a ser promovidas nesta cidade pela “Associação Comboios do Século XXI”.

Este e outros compromissos foram assumidos durante uma audiência que concedeu a esta entidade sem fins lucrativos sediada em Braga, tendo Mesquita Machado sugerido que lhe seja remetido um plano do trabalho de sensibilização que aquela se propõe desenvolver no contexto do seu objecto.

A Associação Comboios do Século XXI tem a sua génese na luta dos utentes da linha de Braga pela melhoria das viagens entre esta e a cidade do Porto, tendo começado por um protesto contra a alteração de horários, em Março de 2007.

De acordo com o enquadramento que Cândido de Oliveira e José Pedro Santos fizeram a Mesquita Machado, algumas das pessoas que lideraram esse protesto começaram a conversar sobre o assunto que lhes era comum e, em Janeiro de 2008, nasceu a informal Comissão de Utentes da Linha Braga/Porto (CULBP), reunida sobretudo em torno do blogue “Braga-Porto em 40 minutos”, que promoveu uma petição dirigida à Assembleia da República visando a melhoria do serviço ferroviário naquela linha, petição essa subscrita por mais de sete mil cidadãos. Os principais dinamizadores da CULBP, tomando progressivamente consciência de que o problema extravasava largamente a visão paroquial que inicialmente tinham, fundaram a “Associação Comboios para o Século XXI”, tendo por objectivo promover o meio de transporte ferroviário em geral.

Conforme estes dois responsáveis explicaram ao Presidente da Câmara Municipal de Braga, a Comboios XXI está a desenvolver um conjunto de acções que visam, por um lado, divulgar o comboio como o meio de transporte de eleição do nosso século, e, por outro, reivindicar acções concretas que confiram a esse meio o conforto e a rapidez adequados à satisfação de um crescente número de utentes.

Respondendo à pretensão que nesse âmbito lhe foi dirigida, Mesquita Machado prometeu envidar esforços no sentido de encontrar um espaço que possa servir de sede à Associação Comboios XXI, tendo disponibilizado de imediato o auditório da Casa dos Crivos para as reuniões dos seus órgãos sociais.

Este foi – reconheceram as partes – o início de uma colaboração entre o Município de Braga e aquela estrutura associativa em prol da utilização de «um meio de transporte a todos os níveis menos prejudicial para o meio ambiente».