SEARCH

08 outubro, 2009

Ricardo Rio apoia utentes dos comboios


in Correio do Minho
2009/10/08 por Luis M. Fernandes

As actuais pretensões da Comboios XXI — Associação de Utentes dos Comboios de Portugal — foram ontem de manhã reveladas ao candidato da coligação “Juntos por Braga” à presidência da câmara municipal.
A criação de um espaço nesta cidade para instalação da sede da associação é uma das principais ambições. Ricardo Rio apontou o edifício da antiga estação da CP como local adequado para satisfazer aquela pretensão.

Mas não foi apenas do problema da sede que se falou durante a viagem de comboio entre Braga e Trofa. A conversa entre Ricardo Rio e José Pedro Santos, a que se juntou em Vila Nova de Famalicão Carlos Sá, ambos dirigentes da ‘Comboios XXI’ permitiu a estes resumir a série de iniciativas que levaram a cabo desde a criação da associação e avançar com uma abordagem sobre outras e principais aspirações para a melhoria da qualidade de vida das populações. E a esse nível sublinhou-se a importância da ligação Braga-Guimarães.

“O nosso trabalho tem sido em várias frentes”, disse José Pedro Santos a Ricardo Rio, sublinhando que a câmara de Braga “deve ter um papel activo a defender os seus munícipes”.
Segundo o mesmo dirigente, a associação fez um trabalho “muito importante”, ao conseguir repor os horários ao fim-de-semana. “Quem queria viajar, há seis meses atrás, ao fim-de-semana, tinha de esperar duas em duas horas pelo comboio” — exemplificou.

José Pedro Santos e Carlos Sá esp eram do líder da coligação e da autarquia “um apoio muito importante para que a associação não esmoreça”.
Apoios que são indispensáveis para lutas futuras, nomeadamente contra a situação “miserável” da linha do Minho, entre Barcelos e Viana do Castelo.

Ricardo Rio disse-nos depois que conheceu os mentores da Comboios já há uns meses atrás, na altura da petição da linha Braga-Porto em 40 minutos, para a redução do tempo de viagem. Petição que, “desde a primeira hora, mereceu o meu apoio e julgo que na altura do Partido Social-Democrata, dos autarcas da coligação”.

Rio enalteceu a acção da ‘Comboios XXI’, considerando-a “importante para contribuir para a melhoria das políticas públicas, seja a nível local, seja a nível central”. E quer “que haja cidadãos exigentes, cidadãos que lutem pelos seus interesses”.

O candidato revelou ter acompanhado o desenrolar desse processo e da petição na Assembleia da República, as negociações com a CP e as melhorias que foram introduzidas que ainda não satisfazem integralmente, mas que já foram um primeiro contributo para concretizar esses anseios.

Acho que Braga precisa de ter outros acessos e outras condições de acesso”, acrescentou, defendo a criação de uma grande central de camionagem que agregasse esses dois meios de transporte. E lembrou que os autocarros só recentemente começaram a servir de forma mais intensa a zona da estação de caminhos-de-ferro.