SEARCH

12 novembro, 2009

Crónica: CP de mal a pior (1)

por Carlos de Sá,
sócio ComboiosXXI


Parece haver na CP um espírito complicador, que mal divisa algum procedimento ágil trata imediatamente de o tornar absurdamente difícil. Vejam o exemplo:

Há pouco mais de dois anos, para obter um novo cartão para a assinatura mensal, em virtude de ter alterado o percurso, fui de manhã a São Bento, onde demorei escassos minutos a solicitar o mesmo e a pagar, já que os meus dados já constavam da respectiva base; nesse mesmo dia, ao final da tarde, voltei a passar por lá e recolhi o novo cartão. Simples.

Pois anteontem, quando me preparava para fazer o mesmo, fui confrontado com a necessidade de preencher um formulário intragável e entregar de novo uma fotografia. Disse-me o solícito funcionário que tal se deve ao facto de terem mudado a base de dados. Pasme-se! Nos dias de hoje, em que a comunicação entre sistemas e aplicações é absolutamente corriqueira, a CP migrou o seu sistema para uma nova base de dados, mas esqueceu-se de migrar os dados! Mas não é tudo: agora, por alguma inexplicável razão, o cartão só é entregue no prazo de cinco dias!

Noutra transportadora, em cinco minutos obtém-se um novo cartão, mesmo sendo solicitado pela primeira vez, sem que seja necessário preencher um enfadonho questionário, nem apresentar uma fotografia, porque os dados são introduzidos directamente pelo funcionário do atendimento, e uma simples web-cam digitaliza a fotografia a partir de qualquer documento ou da face do interessado. O que num sítio se obtém em cinco minutos sem complicações, na CP é complicadíssimo e demora 1440 vezes mais.