Porto Linha Porto-Vigo usará a actualvia-férrea de Contumil a Ermesinde
in JN, 2010-01-10
por CARLA SOFIA LUZ
Quando os comboios começarem a circular na linha de alta velocidade entre Porto e Vigo em 2015, o aeroporto de Sá Carneiro, no Porto, não fará parte da rota. O TGV circulará pela actual via férrea entre Contumil e Ermesinde. A ligação a Pedras Rubras fica para depois.
Sabe-se que a entrada em operação da linha Porto-Vigo deslizou de 2013 para 2015, mas nem nessa altura o principal aeroporto da região do Noroeste Peninsular terá estação do TGV. O resumo não técnico de avaliação de impacto ambiental do troço da linha de alta velocidade entre Braga e Valença, que se encontra em consulta pública, destaca essa opção. "A implementação do eixo Porto-Vigo foi dividida em duas fases", especifica o documento, sublinhando que apenas "numa segunda fase", ainda sem data, "será executado o novo troço entre Porto (Campanhã), aeroporto de Sá Carneiro e Braga".
O TGV partirá da estação de Campanhã, recentemente remodelada, e partilhará o actual canal ferroviário de Porto - Nine - Braga com outros serviços, nomeadamente os comboios urbanos e suburbanos. A alta velocidade, refere-se no mesmo documento, aproveitará as beneficiações programadas para o troço entre Contumil e Ermesinde e em curso na zona da Trofa. Nesta primeira fase, só vai construir-se de raiz a ligação com 68, 9 quilómetros entre Braga e Valença até à fronteira com a Galiza (Espanha).
De facto, a Refer anunciou, em Janeiro do ano passado, a intenção de duplicar (de duas para quatro vias) a Linha do Minho entre Contumil e Ermesinde por reconhecer que a capacidade actual está praticamente esgotada. O estudo prévio de duplicação dessa infra-estrutura esclareceu que, numa segunda-feira normal, passam 110 composições nesses seis quilómetros de linha, sendo 98 de passageiros (75 cumprem serviços urbano e suburbano) e 12 de mercadorias. A ampliação da linha tem sido reivindicada por milhares de utentes que, nas viagens entre casa/emprego e vice-versa e sobretudo na hora de ponta, viajam em comboios lotados.
Com esta decisão, juntar-se-á o tráfego das composições do TGV (de passageiros e de mercadorias) por tempo indeterminado.