SEARCH

24 março, 2010

Avaria nos sinais retém passageiros

Comboios com atrasos de mais de uma hora

CARLA SOARES, COM NATACHA PALMA E SARA COSTA

Uma avaria na sinalização dos comboios reteve, ontem, várias centenas de passageiros em S. Bento e atrasou muitos que tentavam regressar a casa pelas linhas do Norte, do Minho e do Douro. A venda de bilhetes também chegou a estar suspensa.

A confusão instalou-se por volta das 19.30 horas. Uma avaria na sinalização provocou o caos em S. Bento, Porto. Um comboio que saiu de Ovar às 18.48 horas entrou no túnel às 19.40 e ali permaneceu parado durante 50 minutos, junto ao sinal da agulha.

Retidos no interior do túnel, dentro do comboio que chegou de Ovar, estavam poucos passageiros mas, devido à avaria na sinalização, todos os outros que estavam naquela estação também sofreram atrasos. Por razões de segurança, toda a circulação parou.

A situação afectou os comboios que esperavam para partir para Penafiel, Caíde, Guimarães, Braga e Ovar, com os passageiros a desesperar nas plataformas.

Porém, não foi só em S. Bento que o caos se instalou, com comboios parados também em Campanhã, em Ermesinde, em Contumil e nas Devesas, em Gaia.

A venda de bilhetes, nomeadamente em S. Bento, foi mesmo suspensa porque os comboios estavam totalmente cheios. Outros passageiros reclamavam, sem sucesso, o retorno do seu dinheiro, enquanto outros optavam pelo metro ou autocarros até Campanhã. Nesta estação, a confusão também levou muitos passageiros a perder a calma. Um dos comboios com destino a S. Bento, por exemplo, tinha gente sentada no chão. Mas, aos poucos, a situação foi sendo normalizada a partir das 20.30 horas. A REFER confirmou, ao JN, que se tratou de uma avaria na sinalização, comunicada ao centro de comando. Por volta das 21.30 horas, estava retomada a circulação na direcção de Gaia e de S. Bento, mas continuavam os problemas para Contumil.

(edição do JN de ontem)