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19 agosto, 2010

Trofa: ninguém fala da Estação?


O site da Refer, noticia a 16 de Agosto de 2010 a abertura da variante da Trofa (ver em baixo), sem mencionar a nova Estação e muito menos a sua inauguração, porque de facto não existiu.

Como as obras da nova Estação ainda estão atrasadas(causando atrasos constantes como relatado no post anterior), o que aconteceu a 15 de Agosto passado foi uma abertura de via improvisada, com trabalhos a decorrer.

Além do mais ainda salientamos que a noticia relaciona esta obra à Alta Velocidade Porto-Vigo, quando se sabe que este troço de via está em falta desde 2004 por fazer parte do projecto de duplicação e electrificação da linha do Minho. Além do mais esta linha é de bitola ibérica e foi "desenhada" para comboios urbanos e regionais com velocidades máximas de 140 Km/h, e o projecto de AV exigiria logo desde a Fase 1, uma nova via dedicada com traçado alternativo a ligar ao aeroporto FSC, como foi demonstrado no estudo da CCDR-Norte.
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Notícia da Refer:

Abertura à exploração da Variante da Trofa

A Variante da Trofa, entre S. Romão e Lousado, que abriu hoje à exploração, no contexto da remodelação da Linha do Minho, introduz melhorias significativas às condições de exploração ferroviária – permitindo aumentar a oferta, melhorar a regularidade dos serviços e reduzir os tempos de percurso nas Linhas do Minho, de Guimarães e no Ramal de Braga – e será também determinante na concretização da 1.ª Fase da Ligação de Alta Velocidade Porto/Vigo.

A variante tem início ao km 19,895 da Linha do Minho, antes do Apeadeiro da Senhora das Dores, inflecte para Nascente, contornando a zona central da cidade da Trofa, e vai inserir-se, de novo, no traçado existente ao km 23,957, à entrada da ponte sobre o rio Ave.

Com uma extensão de 3555 metros, em via dupla electrificada, a Variante da Trofa encurta o actual percurso em 508 metros, e integra um troço em túnel, com 1404 metros de extensão, e um viaduto com 327 metros de comprimento. Nos restantes 1824 metros, corre, ora em escavação, ora em aterro.

O planeamento da obra, que teve início em Janeiro de 2008, contemplou três fases construtivas:

• Empreitada de Concepção / Construção do Túnel, adjudicada ao Consórcio Soares da Costa / Spie Batignolles Europe;
• Empreitada Geral de Construção Civil, Via e Catenária, consignada à empresa Opway, que incluiu, entre outros trabalhos, a instalação de via dupla electrificada, a construção da nova Estação da Trofa e a supressão de cinco passagens de nível;
• As empreitadas de Sinalização Electrónica, Sistema de Controlo de Velocidade e Sistemas de Telecomunicações, adjudicadas, respectivamente, às empresas Dimetronic, Bombardier Transportation Portugal e Refer Telecom.

O valor global do investimento, incluindo os estudos / projectos, fiscalização, sinalização, materiais de via e expropriações, foi de cerca de 66,3 milhões de euros
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