SEARCH

24 março, 2011

Governo avança com contratos para financiar Refer, CP e Metro

por Ana Suspiro, Jornal i 24.03.2011

O governo aprovou hoje uma resolução para atribuir às empresas Refer, CP, e Metro de Lisboa, um contrato de serviço público e do respectivo financiamento.

Esta resolução dá poderes aos ministros das Finanças e Obras Públicas para avançarem com a contratualização dos serviços públicos nas redes ferroviárias e metropolitana de Lisboa, ao mesmo tempo que estabelece o regime transitório de financiamento da prestação desse serviço. Esta medida, que ainda é aprovada com o primeiro-ministro em funções plenas, surge numa altura e que Refer, CP e Metro de Lisboa estão a enfrentar o risco de rotura de financeira devido à recusa da banca e dos mercados em avançar com novos empréstimos.

A contratualização do serviço público fará parte de uma solução para ultrapassar os problemas de financiamento destas empresas públicas de transportes.
Questionado pelos jornalistas sobre as falhas de tesouraria nas empresas, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros disse apenas que o governo vai "tentar fazer tudo para que não haja falhas".