SEARCH

03 junho, 2011

Sindicato acusa CP de suprimir comboios "à boleia" da greve

Jornal de Notícias 03.06.2011

O Sindicado dos Maquinistas acusa a CP de eliminar comboios em várias linhas "a pretexto" das greves convocadas pela estrutura e outros sindicatos, acusação refutada pela empresa.
O SMAQ, em comunicado divulgado quinta-feira, acusa a administração da CP de utilizar "como pretexto" as greves declaradas pelo Sindicato dos Maquinistas e outros sindicatos do sector para "(não) fundamentar o seu 'plano' de supressão de comboios em várias linhas nacionais - urbanos, regionais e longo curso"".

(...)

O SMAQ acrescenta, sem precisar a informação, que foram suprimidos comboios em Sintra e noutras linhas, que "não são realizados em trabalho extraordinário ou em dia de descanso".
A empresa, acrescenta o sindicato, "dispõe de maquinistas diariamente, sem serviço, para assegurarem os comboios em causa".
Confrontada com as acusações, a porta-voz da CP, Ana Portela, respondeu apenas que tal "é absolutamente falso".

Ana Portela assegurou que "a supressão destes comboios não significa que não haja serviço às populações".
A porta-voz deu como exemplo o caso de composições que serão eliminadas na Linha de Cascais: "serão suprimidos comboios da chamada família São Pedro do Estoril, mas todos os comboios que não parariam anteriormente nas paragens servidas pelos comboios que serão suprimidos passam a parar".