SEARCH

21 julho, 2011

Aumento dos preços dos transportes públicos



A Comboios XXI, Associação de Utentes dos Comboios de Portugal, manifesta a sua profunda indignação pelo anunciado aumento do preço dos transportes públicos; a medida, afectando sobretudo as pessoas de menores recursos financeiros, revela uma enorme insensibilidade social. O preço dos transportes é já, sem esse brutal aumento, um encargo significativo no orçamento de milhões de pessoas.

Por outro lado, o aumento contribuirá para uma diminuição acentuada da procura, podendo gerar um decréscimo nas receitas das empresas públicas, de tal sorte que a media pode ter um efeito contrário ao do pretexto utilizado (a rentabilidade), mantendo essas empresas no pântano financeiro em que se encontram. Defendemos antes a implementação de uma estratégia que conduza ao aumento dos utilizadores, por via da melhoria dos serviços oferecidos aos utentes.

A Comboios XXI não deixa de lamentar que, uma vez mais, a solução passe pelo sacrifício dos mais pobres, enquanto nada se faz para reduzir a despesa com as centenas de inúteis cargos de chefia, os imorais salários e mordomias dos gestores, e o desperdício de recursos em acções de mera propaganda. O transporte é um direito inalienável dos portugueses, não pode tornar-se um serviço entregue à voragem do mercado; queremos uma gestão rigorosa, competente e transparente das empresas públicas de transportes; queremos o saneamento financeiro dessas empresas, pondo fim à pouca vergonha das últimas décadas, em que sucessivos Governos as usaram para sacudir o lixo do deficit orçamental.

pela Direcção da ComboiosXXI

Braga, 21 de Julho de 2011