O seguinte texto foi enviado por uma fonte anónima e poderá não reflectir todas as posições da Comboios XXI relativas ao encerramento do serviço Porto - Vigo. Salientamos também que o título do artigo constitui de forma evidente um modo irónico de questionar o argumento da sustentabilidade financeira do serviço, avançado pela CP. A Comboios XXI não defende o encerramento arbitrário de quaisquer linhas ou serviços.
Agora que a CP resolveu suspender unilateralmente o serviço Porto-Vigo no seu trajecto internacional Valença-Vigo convém analisar alguns números.
O Eixo da Linha do Minho Porto S. Bento – Vigo teve o ano passado mais de 603 000 passageiros, o que representa um incremento em relação a 2009 de 3,5% (em 2009 teve aproximadamente 583 000 pax).
O Eixo da Linha do Minho Porto S. Bento – Vigo obteve o ano passado (2010) uma receita bruta de 1 457 000 €. Mais 8% do que em 2009 que foi de cerca de 1 346 000 €.
Da leitura do Relatório e Contas 2010 não nos é possível extrair qual o resultado operacional do eixo em causa. No entanto, por lá escreve-se que “em 2010 a procura da CP Regional, avaliada em número de passageiros, ficou abaixo de 2009 em 2,8%, tendo os Passageiros*Quilómetro apresentado, relativamente a 2009, um decréscimo de 4,0%. Ora, como é fácil constatar este decréscimo não pode ser assacado ao Eixo Porto-Vigo, antes pelo contrário: o número de passageiros subiu 3,5% em relação a 2009 e os Passageiros*Quilómetro subiram 4,5%. Isto é, além de haver mais passageiros, estes fizeram mais quilómetros a bordo dos comboios e consequentemente mais receita.
Analisemos agora outros serviços internacionais como o Lisboa-Madrid e o Lisboa-Irun:
Estes serviços registaram em 2010 um resultado operacional negativo de 4,8 milhões de euros (3,7 M€ no Lisboa-Irun e 1,1 M€ no Lisboa-Madrid). Tendo o agravamento sido de 22 por cento se nos reportarmos a 2008. Se nos reportarmos a 2009 estes serviços obtiveram, contudo, um ganho de 3% no número de passageiros e de apenas 0,5% nos Passageiros*Quilómetro. Os proveitos do tráfego passaram de 7 225 000 € para 7 689 000 €, isto é, um aumento de 6,4%.
Estabeleçamos agora um quadro comparativo entre o serviço Internacional Porto-Vigo e o Serviço Internacional Lisboa Irun e Lisboa Madrid:
| variação pax 2010/2009 | Variação PK* 2010/2009 | Variação proveitos 2010/2009 |
Porto-Vigo | 3,5% | 4,5% | 8% |
Lisboa Irun/Madrid | 3% | 0,5% | 6,4% |