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04 julho, 2011

"Exige-se o fim imediato dos comboios Sud- Express Lisboa Irun e Lusitania Comboio Hotel Lisboa-Madrid"

O seguinte texto foi enviado por uma fonte anónima e poderá não reflectir todas as posições da Comboios XXI relativas ao encerramento do serviço Porto - Vigo. Salientamos também que o título do artigo constitui de forma evidente um modo irónico de questionar o argumento da sustentabilidade financeira do serviço, avançado pela CP. A Comboios XXI não defende o encerramento arbitrário de quaisquer linhas ou serviços.

Agora que a CP resolveu suspender unilateralmente o serviço Porto-Vigo no seu trajecto internacional Valença-Vigo convém analisar alguns números.

O Eixo da Linha do Minho Porto S. Bento – Vigo teve o ano passado  mais de 603 000 passageiros, o que representa um incremento em relação a 2009 de 3,5% (em 2009 teve aproximadamente 583 000 pax).

O Eixo da Linha do Minho Porto S. Bento – Vigo obteve o ano passado  (2010) uma receita bruta de 1 457 000 €. Mais 8% do que em 2009 que foi de cerca de 1 346 000 €.

Da leitura do Relatório e Contas 2010 não nos é possível extrair qual o resultado operacional do eixo em causa. No entanto, por lá escreve-se que “em 2010 a procura da CP Regional, avaliada em número de passageiros, ficou abaixo de 2009 em 2,8%, tendo os Passageiros*Quilómetro apresentado, relativamente a 2009, um decréscimo de 4,0%. Ora, como é fácil constatar este decréscimo não pode ser assacado ao Eixo Porto-Vigo, antes pelo contrário: o número de passageiros subiu 3,5% em relação a 2009 e os Passageiros*Quilómetro subiram 4,5%. Isto é, além de haver mais passageiros, estes fizeram mais quilómetros a bordo dos comboios e consequentemente mais receita.

Analisemos agora outros serviços internacionais como o Lisboa-Madrid e o Lisboa-Irun:

Estes serviços registaram em 2010 um resultado operacional negativo de 4,8 milhões de euros (3,7 M€ no Lisboa-Irun e 1,1 M€ no Lisboa-Madrid). Tendo o agravamento sido de 22 por cento se nos reportarmos a 2008. Se nos reportarmos a 2009 estes serviços obtiveram, contudo, um ganho de 3% no número de passageiros e de apenas 0,5% nos Passageiros*Quilómetro. Os proveitos do tráfego passaram de 7 225 000 € para 7 689 000 €, isto é, um aumento de 6,4%.

Estabeleçamos agora um quadro comparativo entre o serviço Internacional Porto-Vigo e o Serviço Internacional Lisboa Irun e Lisboa Madrid:


variação pax 2010/2009
Variação PK* 2010/2009
Variação proveitos 2010/2009
Porto-Vigo
3,5%
4,5%
8%
Lisboa Irun/Madrid
3%
0,5%
6,4%

Posto isto exige-se o fim imediato dos comboios Sud- Express Lisboa Irun e Lusitânia Comboio Hotel Lisboa-Madrid.