SEARCH

26 novembro, 2017

Editorial do Boletim n.º 11

É este o editorial do Boletim 11.


1 - O presente número do Boletim mostra bem que a ferrovia está em movimento, como referíamos em editorial anterior. Parece que queremos inverter a tendência negativa que sofremos de há longas décadas. O futuro o dirá.

2 – Decorrem em bom ritmo as obras da eletrificação do troço Nine-Viana do Castelo (conclusão em Julho de 2018) e anuncia-se para muito breve a eletrificação do troço Viana-Valença (conclusão em fins de 2019).

3 – Estão em curso igualmente obras entre Covilhã e Guarda, revitalização da linha do Oeste e eletri- ficação da linha do Algarve.

4 – Problema continua a ser a eletrificação entre Caíde e Marco de Canaveses. Sacrifícios temporários, desde que curtos, para concluir as obras rapidamente são, a nosso ver, perfeitamente aceitáveis. A linha entre Nine e Braga esteve parada anos e hoje tem o movimento de que este Boletim dá conta.

4 – A segurança ferroviária tem sido preocupação constante da Associação e por isso não é de aceitar que haja desleixo na limpeza das faixas de segurança da linha férrea, em termos de vegetação.

5 – A Associação celebrou mais um protocolo, agora com o município de Barcelos e ele servirá, nomeadamente, para acompanhar de bem perto as obras de eletrificação que ali decorrem e para ajudar a levar o Alfa e o Intercidades - quer a Barcelos, quer a Viana do Castelo e posteriormente à Galiza.

6 – Este Boletim n.o 11 dá conta ainda de problemas que urge resolver (alargamento do troço Ermesinde-Contumil e sobrelotação na linha Braga-Porto).