
Evolução da extensão Rede Ferroviária Portuguesa ao longo dos últimos 100 anos:
1910 - 2898 Km
1974 -3563 Km
2006 -2839 Km
1974 -
2006 -
2. Entre 1988 e 2008, num espaço de apenas 20 anos, foram encerrados os seguintes troços de ferrovia,
na região de Entre-Douro e Minho (total de 147,9 km):
- Linha do Tâmega (Amarante-Arco de Baúlhe: 38,8 km);
- Linha da Circunvalação de Leixões (Ermesinde-Matosinhos: 17,8 km), actualmente apenas com tráfego de mercadorias;
- Linha da Póvoa (Póvoa-Famalicão: 29,3 km), troço Porto-Póvoa a funcionar actualmente como Metro do Porto;
- Linha de Guimarães (Porto-Trofa: 26,2 km; Guimarães-Fafe: 21,2 km);
- Linha do Minho (Valença-Monção: 14,6 km);
na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, (total de 280,8 km):
- Linha do Douro (Pocinho-Barca d'Alva: 28,7 km);
- Linha do Corgo (Vila Real-Chaves: 71,1 km);
- Linha do Tua (Carvalhais-Bragança: 75,7 km);
- Linha do Sabor (Pocinho-Duas Igrejas Miranda: 105,3 km);
na região da Beira Litoral, (total de 128,3 km):
- Linha do Dão (Santa Comba Dão-Viseu: 49,3 km);
- Ramal de Viseu (Sernada do Vouga-Viseu: 79 km);
- Ramal do Montijo (Pinhal Novo-Montijo);
- Linha de Évora (Estremoz-Vila Viçosa: 25 km);
- Ramal de Portalegre (Estremoz-Portalegre: 63,7 km);
- Ramal de Mora (Évora-Mora: 60 km);
- Ramal de Reguengos (Évora-Reguengos de Monsaraz: 40,6 km);
- Ramal de Moura (Beja-Moura: 58,8 km);
- Linha do Tua (Tua-Cachão): 37,7 km;
- Linha do Corgo (Régua-Vila Real): 25,1 km;
- Linha do Tâmega (Livração-Amarante): 12,8 km;
- Linha da Beira Baixa (Guarda-Covilhã): 46,4 km;
- Ramal da Figueira da Foz (Fig.Foz-Pampilhosa): 50,4 km.