SEARCH

23 novembro, 2009

Linha Porto-Vigo sofre atraso de dois anos


23.11.2009
Por Lusa


O ministro do Fomento espanhol, José Blanco López, disse hoje que a linha de alta velocidade ferroviária (TGV) Porto-Vigo não estará concluída antes de 2015, dois anos depois do que estava previsto.

“Não é possível [que a linha Porto-Vigo esteja concluída] antes de 2015”, afirmou José Blanco López, na conferência de imprensa que se seguiu a uma reunião com o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, que decorreu em Lisboa.

O ministro espanhol disse que será elaborado um novo estudo para o troço entre Vigo e Porriño e referiu que o traçado definido para esta linha tem uma “orografia muito complicada”. José Blanco López afirmou que a ligação está a aguardar a Declaração de Impacto Ambiental (DIA).

O ministro espanhol disse ainda que durante a reunião foi acordada a criação de uma comissão técnica, que ficará responsável por estudar a possibilidade da linha Porto-Vigo, definida como uma linha mista (passageiros e mercadorias), passar a servir apenas passageiros, mantendo-se a actual linha para o transporte de mercadorias. Esta comissão técnica deverá apresentar conclusões até ao final do primeiro trimestre do próximo ano.

O início de exploração da linha Porto-Vigo, que terá uma extensão de 125 quilómetros, dos quais 100 quilómetros em território português, estava previsto para 2013, segundo informações disponíveis na página da RAVE-Rede Ferroviária de Alta Velocidade na Internet.

O investimento na primeira fase, entre Braga e Valença, é de 845 milhões de euros, de acordo com a empresa responsável pelo projecto de alta velocidade português.