SEARCH

11 dezembro, 2009

Viana e Barcelos sem ligações ferroviárias matinais ao Porto

- INFORMAÇÃO DESACTUALIZADA E JÁ REVISTA NO POST SEGUINTE -
--------------------------------

A associação ComboiosXXI vem por este meio divulgar um veemente protesto pelos novos horários da linha regional do Minho, que entrarão em vigor já no próximo Domingo, dia 13 de Dezembro de 2009.

A confirmar-se a informação disponibilizada no sitio oficial da CP, defrontamo-nos com a seguinte situação:

* Serão suprimidos (apenas e só!!...) os três comboios matinais no sentido descendente (Valença-Porto) que mais passageiros transportam: os regionais 3000 (Campanhã) e 3014 (Nine), e o internacional 420 (Campanhã);
* Destes comboios dependem centenas de trabalhadores e estudantes que todos os dias fazem deslocações pendulares entre o Alto Minho e o Grande Porto, onde precisam de chegar entre as 8h30 e as 10h00.
* Deste modo, as populações dos concelhos de Viana do Castelo e de Barcelos são obrigadas a utilizar o único comboio que se mantém e que sai de Viana do Castelo às 05h30 da madrugada!, chegando a Nine ao Porto às 7h40, com um transbordo (de 20 minutos!) para o urbano de Braga.
* O comboio seguinte sai de Viana apenas às 09h13 com chegada ao Porto às 11h40, e é o mesmo comboio que transportará os passageiros que saiam de Valença no primeiro comboio da manhã (06h22). Ou seja: Valença-Porto far-se-á em 5h18 minutos!!!, com dois transbordos (duas horas de espera em Viana e mais vinte minutos em Nine).

Estamos perante mais um rude golpe no já deficientíssimo serviço daquela linha, prenunciando a morte a curto prazo da Linha do Minho.

A CP presta um serviço público e portanto não pode ser orientada por meros indicadores económicos internos.

A associação ComboiosXXI solicita da CP e da Secretaria de Estado dos Transportes uma explicação imediata e a consequente reparação desta gravosa situação. Incita, também, todos os utentes destes concelhos a manifestarem energicamente a sua discordância perante medida disparatada, protestando junto de toda os agentes envolvidos:

* Presidente da CP: webmaster@cp.pt
* Secretário de Estado dos Transportes: gset@moptc.gov.pt
* Ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações: gmoptc@moptc.gov.pt
* Governador Civil de Braga: geral@gov-civil-braga.pt
* Governador Civil de Viana do Castelo: gov-civil@gov-civil-viana.pt
* Grupos Parlamentares:
* António José Seguro (Deputado eleito por Braga): ajseguro@ps.parlamento.pt


PS: A dois dias da entrada em vigor dos novos horários, a CP Regional ainda não fez a divulgação pública destes horários, pelo que é expectável que na próxima segunda-feira pela manhã, as populações de Valença, Viana e Barcelos tenham motivos mais do que suficientes para exprimirem a sua revolta...