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28 setembro, 2010

Ferrovia a Norte

(resumo do artigo publicado originalmente em nunogomeslopes.com)

Linhas em funcionamento

Ao contrário do que por vezes é veiculado por meios de comunicação e por participantes de fóruns e caixas de comentários, Portugal nunca teve uma rede de transporte ferroviário capaz. Nem quando a ferrovia era próspera e fazia o país avançar, nem quando Cavaco Silva, nos anos oitenta, decidiu eliminar linhas, já de si moribundas (por processos naturais ou artificiais). O que Portugal tinha (e principalmente o Norte) era um conjunto de ramais conducentes a linhas principais, que articulavam o eixo atlântico. Se bem que antigamente havia universalidade total na bilhética, as ligações lentas e o número ridículo de transbordos não prejudicavam a competitividade da ligação ferroviária por não existir concorrência.
O 'efeito de rede' existia apenas, e parcialmente, à volta de três núcleos urbanos principais (Porto, Coimbra e Lisboa). Tudo o resto era um sistema venoso, ligando as regiões às principais cidades. 'Rede' nacional, isso nunca existiu.
E sem a existência de uma reticulado de âmbito nacional, o que sobrou depois dos mandatos de Cavaco Silva à frente do Governo? No Norte e no Centro, isto:

linhas tornadas insignificantes ou com a sua viabilidade seriamente afetada
a manutenção de transbordos
a subdivisão da CP em unidades de negócio

a criação do Metro do Porto

o desinvestimento na manutenção da via e o desinvestimento no material circulante



(aqui maior, aqui em pdf)


Linhas a renovar

Linhas de via estreita (de bitola métrica):
Linhas do Tua e do Corgo
Linhas do Tâmega e do Vouga e Ramal de Aveiro
Linha do Minho
Linha da Póvoa (metro do Porto)


Linhas a reabrir

Linha do Douro e Linha Internacional de Barca d'Alva a La Fregeneda e Salamanca, entre o Pocinho e La Fregeneda
Linha de Guimarães
Guimarães - Fafe
ISMAI (Maia) - Trofa

Linha do Porto à Póvoa e Famalicão (Póvoa - Famalicão)

Linha de Leixões:
Leça do Balio - porto de Leixões
São Gemil - Contumil


Linhas a eletrificar

a
Linha do Douro, entre Caíde e a Régua
a Linha do Tâmega, entre a Livração e Amarante
a Linha do Vouga e o Ramal de Aveiro, entre Espinho e Aveiro


Linhas a construir

Guimarães - Taipas - Braga -Vila Verde - Ponte de Lima - Viana

Laundos - Esposende - Alvarães (Eixo Porto - Viana)

Concordância de Cambeses - Midões (Eixo Braga - Viana)

Vizela - Paços de Ferreira - Valongo (Eixo Fafe - Porto)

Figueira da Foz - Porto

Mealhada / Anadia - Águeda

e entre

Santa Maria da Feira - zona este do concelho de Gaia - Devesas -
Boavista - São Mamede de Infesta

Santa Cruz do Bispo - aeroporto

(aqui maior, aqui em pdf)



Anteriormente no blogue de Nuno Gomes Lopes:

Mapa torto
PECs, AVs, SCUTs, NALs
Paradoxo a Alta Velocidade
Paradoxo a Alta Velocidade 2