(resumo do artigo publicado originalmente em nunogomeslopes.com)
Ao contrário do que por vezes é veiculado por meios de comunicação e por participantes de fóruns e caixas de comentários, Portugal nunca teve uma rede de transporte ferroviário capaz. Nem quando a ferrovia era próspera e fazia o país avançar, nem quando Cavaco Silva, nos anos oitenta, decidiu eliminar linhas, já de si moribundas (por processos naturais ou artificiais). O que Portugal tinha (e principalmente o Norte) era um conjunto de ramais conducentes a linhas principais, que articulavam o eixo atlântico. Se bem que antigamente havia universalidade total na bilhética, as ligações lentas e o número ridículo de transbordos não prejudicavam a competitividade da ligação ferroviária por não existir concorrência.
O 'efeito de rede' existia apenas, e parcialmente, à volta de três núcleos urbanos principais (Porto, Coimbra e Lisboa). Tudo o resto era um sistema venoso, ligando as regiões às principais cidades. 'Rede' nacional, isso nunca existiu.
E sem a existência de uma reticulado de âmbito nacional, o que sobrou depois dos mandatos de Cavaco Silva à frente do Governo? No Norte e no Centro, isto:
linhas tornadas insignificantes ou com a sua viabilidade seriamente afetada
a manutenção de transbordos
a criação do Metro do Porto
o desinvestimento na manutenção da via e o desinvestimento no material circulante

Linhas a renovar
Linhas de via estreita (de bitola métrica):
Linhas do Tua e do Corgo
Linhas do Tâmega e do Vouga e Ramal de Aveiro
Linha do Douro e Linha Internacional de Barca d'Alva a La Fregeneda e Salamanca, entre o Pocinho e La Fregeneda
Linha de Leixões:
Leça do Balio - porto de Leixões
São Gemil - Contumil
Linhas a eletrificar
a Linha do Douro, entre Caíde e a Régua
Guimarães - Taipas - Braga -Vila Verde - Ponte de Lima - Viana
Laundos - Esposende - Alvarães (Eixo Porto - Viana)
Concordância de Cambeses - Midões (Eixo Braga - Viana)
Vizela - Paços de Ferreira - Valongo (Eixo Fafe - Porto)
Figueira da Foz - Porto
Mealhada / Anadia - Águeda
e entre
Santa Maria da Feira - zona este do concelho de Gaia - Devesas -
Santa Cruz do Bispo - aeroporto

Anteriormente no blogue de Nuno Gomes Lopes:
Mapa torto
PECs, AVs, SCUTs, NALs
Paradoxo a Alta Velocidade
Paradoxo a Alta Velocidade 2

Linhas a renovar
Linhas de via estreita (de bitola métrica):
Linhas do Tua e do Corgo
Linhas do Tâmega e do Vouga e Ramal de Aveiro
Linha do Minho
Linha da Póvoa (metro do Porto)
Linhas a reabrir
Linhas a reabrir
Linha do Douro e Linha Internacional de Barca d'Alva a La Fregeneda e Salamanca, entre o Pocinho e La Fregeneda
Linha de Guimarães
Guimarães - Fafe
ISMAI (Maia) - Trofa
Guimarães - Fafe
ISMAI (Maia) - Trofa
Linha do Porto à Póvoa e Famalicão (Póvoa - Famalicão)
Linha de Leixões:
Leça do Balio - porto de Leixões
São Gemil - Contumil
Linhas a eletrificar
a Linha do Douro, entre Caíde e a Régua
a Linha do Tâmega, entre a Livração e Amarante
a Linha do Vouga e o Ramal de Aveiro, entre Espinho e Aveiro
Linhas a construir
Linhas a construir
Guimarães - Taipas - Braga -Vila Verde - Ponte de Lima - Viana
Laundos - Esposende - Alvarães (Eixo Porto - Viana)
Concordância de Cambeses - Midões (Eixo Braga - Viana)
Vizela - Paços de Ferreira - Valongo (Eixo Fafe - Porto)
Figueira da Foz - Porto
Mealhada / Anadia - Águeda
e entre
Santa Maria da Feira - zona este do concelho de Gaia - Devesas -
Boavista - São Mamede de Infesta
Santa Cruz do Bispo - aeroporto

Anteriormente no blogue de Nuno Gomes Lopes:
Mapa torto
PECs, AVs, SCUTs, NALs
Paradoxo a Alta Velocidade
Paradoxo a Alta Velocidade 2