SEARCH

01 julho, 2011

TGV: Espanha quer explicações sobre suspensão da linha Lisboa-Madrid

Expresso 29.06.2011

O ministro do Fomento espanhol quer reunir-se com o seu homólogo português para analisar os contornos da decisão de Portugal suspender o projeto da ligação de alta velocidade entre Lisboa e a fronteira.
"Há que saber se Portugal tomou uma decisão de renunciar definitivamente à construção da alta velocidade ou se adia a decisão de construir a alta velocidade", afirmou ontem José Blanco, em declarações à Rádio Nacional Espanhola (RNE).
"Assim que se constitua o novo Governo português, manterei uma reunião com o meu homólogo para clarificar uma série de projetos que temos entre os dois países e saber se esta é uma decisão definitiva ou, pelo contrário, se adia. Isto, claramente,  condicionaria o que faremos em Espanha", afirmou.

Ligação Lisboa-Madrid prioritária


José Blanco recordou que a decisão de Portugal ocorre a pouco meses da União Europeia decidir sobre as novas linhas transeuropeias prioritárias e que a linha entre Lisboa e Madrid se insere nas linhas transeuropeias prioritárias.
"O projeto do AVE Madrid-Extremadura-Lisboa é um projeto europeu, com financiamento europeu e integrado numa rede transeuropeia e essa decisão condiciona também os recursos para essa linha de alta velocidade", afirmou.
"Há que saber se Portugal vai continuar a defender esta infraestrutura e assim se mantêm as redes transeuropeias prioritárias", disse ainda.