SEARCH

01 julho, 2013

Novos horários na Linha do Minho

NOTA DE IMPRENSA
Novos horários na Linha do Minho

A associação ComboiosXXI vem manifestar o seu profundo desagrado com o anúncio da nova ligação internacional Porto-Vigo, que entrará em vigor no próximo dia 1 de julho. A ComboiosXXI, no Manifesto de Viana (entre outros documentos) já elencou medidas para a melhoria da ligação:

-Menor Tempo de Viagem.
-Melhor material circulante.
-Obras de melhoramento.

Verifica-se que a CP optou por criar um serviço desajustado, que por não ser apoiado em algum estudo técnico é apenas sustentado por decisão política, tomada na última cimeira ibérica. Na declaração dessa cimeira referia-se a criação dum bilhete único (de saudar) e de um “comboio directo diário nos dois sentidos”. Sendo nós totalmente contrários a esta opção, elencamos de seguida o que nos opõe à CP:

-ao melhorar o tempo piorou-se o serviço, eliminando todas as paragens entre Porto e Vigo;
-tirando os novos autocolantes nas velhas carruagens, nada mudou, quer nos veículos quer na via;

Consideramos que uma política de angariação de passageiros para o caminho-de-ferro tem de melhorar os tempos e o conforto dos veículos, mas também de operacionalizar os transbordos, coordenação de horários, etc. Ao se eliminar todas as paragens entre o Porto e Vigo, acabou-se com a ligação ferroviária entre o Minho e a Galiza, e eliminou-se toda e qualquer hipótese de ligação entre este e outros comboios em circulação.

Vimos assim propor que a paragem técnica em Viana seja transformada numa paragem que permita entrada e saída de passageiros, e que seja feito o mesmo em Famalicão, Barcelos e Valença, de modo a que este comboio sirva de facto as populações. Estas paragens não acrescentarão mais de 5 minutos ao tempo actual.

Relembramos que não existe, em nenhuma parte do mundo, uma ligação com 150km que percorra áreas tão populosas, a uma velocidade baixíssima (média de 65 km/h), e que só abra as portas aos passageiros no início e no fim da viagem. Assim como os Alfas param em Coimbra e Aveiro, também o Celta deverá parar em Viana e Barcelos, ou pouca utilidade terá.

A Linha de Leixões fechou um ano depois de reabrir, também por ser um projecto com grande potencial mas mal implementado. Quanto tempo demorará até que aconteça o mesmo ao Porto-Vigo?


Porto, 01 de Julho de 2013
Direcção da ComboiosXXI