SEARCH

06 julho, 2016

Ministro anuncia eletrificação da Linha do Minho até 2020



É já no final deste ano, ou início de 2017, que vai começar a eletrificação da Linha do Minho, entre Nine e Valença. Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, disse em Barcelos que a obra deverá estar concluída em três anos, três anos e meio. 

O Ministro considera o início da empreitada o momento zero. Tudo começa com a construção de uma passagem inferior em Midões onde agora existe uma passagem de nível. Trata-se de um investimento de 806 mil euros para uma obra que deverá ser concluída até final do ano. Segundo Pedro Marques "esta obra viabiliza todo o trabalho para a eletrificação da ferrovia e elimina, também, uma passagem de nível que é muito importante do ponto de vista da segurança rodoviária".

Após as obras concluídas, o ministro pondera a passagem de um Alfa Pendular até à fronteira galega. Como objectivos das obras de melhoramento da linha, foram apontados aumentar o conforto e a qualidade dos comboios de passageiros e tornar mais competitivo o transporte de mercadorias. O presidente da Infraestruturas de Portugal, António Ramalho, assegurou que vai passar a ser possível a passagem de comboios com 750 metros de comprimento.