SEARCH

26 outubro, 2016

Renovação dos comboios é urgente, alerta Presidente da CP

Manuel Queiró alerta para a urgência de investir na renovação dos comboios que considera "um acto obrigatório de gestão pública".


No colóquio 160 anos do Caminho-de-Ferro em Portugal, a decorrer esta terça-feira na Assembleia da República, o presidente da CP - Comboios de Portugal alertou para a urgência de investimento na renovação da frota.
Manuel Queiró classifica-o como "um acto obrigatório de gestão pública" e lembra que tal não acontece "há uma dúzia de anos.

"Não podemos parar no tempo. Temos uma procura a pressionar a nossa oferta", reforçou, frisando que "há retornos que estão à espera".
O gestor assegura que o que a CP faz todos os dias com o material que tem é "um milagre", realçando o papel da Empresa de Manutenção de Material Ferroviário (EMEF), cujo futuro "é preciso assegurar".

Na sua intervenção, o presidente da CP recorreu à "experiência do passado, com os comboios Alfa Pendular" para mostrar que "esse investimento tem um retorno grande",  não devendo por isso subsistir "razões para hesitação no investimento na frota".

Segundo números apresentados, a CP deve chegar ao final de 2016 com cerca de 114 milhões de passageiros transportados, mais 7% do que em 2015, o que corresponde a um aumento de 12% nos rendimentos de tráfego, totalizando 230 milhões de euros.
Manuel Queiró lembrou ainda que "a CP não actualiza preços há vários anos", sendo o aumento das receitas resultado do aumento da procura nos comboios de longo curso.